Perfil do Linkedin: Dicas para destacar seu perfil para recrutadores

Está procurando uma oportunidade de recolocação? Ter um bom perfil do Linkedin vai te ajudar a atrair a atenção de recrutadores.

Odeio ter que lhe dizer isso, mas se você estiver tratando o LinkedIn como um currículo, você está fazendo errado.

Quase todas as indústrias utilizam o LinkedIn para encontrar e pesquisar candidatos, e mais de 90% dos recrutadores utilizam ativamente o Linkedin, de acordo com dados da Sociedade de Gestão de Recursos Humanos.

Portanto, seu perfil não pode ser apenas uma agenda de contatos profissionais. Ele deve ser um registro vivo da sua vida profissional.

Lembre-se, as pessoas precisam ser informadas sobre quem você é e o que você faz! Esta é a sua reputação online. Assuma o controle dela.

Veja abaixo algumas dicas para quem quer destacar o perfil aos olhos de recrutadores:

 

Saiba o que incluir (e o que deixar de fora)

Existem algumas regras básicas que todos devemos buscar aplicar.

Os usuários que listam sua formação aparecem em pesquisas até 17 vezes mais freqüentemente do que aqueles que não. A localização é outro detalhe importante: preencher este campo com onde você quer trabalhar irá fazer você aparecer em até 23 vezes mais buscas.

Uma foto de perfil com aparência profissional é outra questão obrigatória. Os perfis com foto possuem até 21 vezes mais visualizações e até 36 vezes mais mensagens.

Aproveite o campo de resumo para aquele “elevator pitch” pessoal. Procure utilizar ao menos 40 palavras. Escolha palavras chaves que estejam relacionadas a sua área de atuação para aumentar as chances de ser encontrado. Destaque suas habilidades, motivação e interesses para que o recrutador possa conhecê-lo melhor.

Seu título do LinkedIn também merece atenção. Se você está procurando ativamente uma nova posição, pense em como você pode usar esse espaço para chamar a atenção de um recrutador. Aproveite o limite de 300 caracteres para incluir variações possíveis de pesquisa. Por exemplo: se atua na área contábil poderia colocar “Gestor de contabilidade | Planejamento contábil | CRC”

O Linkedin é uma rede social. Então seja social.

O LinkedIn pode ser uma poderosa ferramenta de relacionamento.

Em vez de apenas salvar as conexões que conheceu ao longo de sua vida profissional, envolva ativamente os contatos, curtindo, compartilhando e comentando suas atividades.

Conecte-se com pessoas com os mesmos interesses que o seu. Mas certifique-se de enviar uma mensagem personalizada em seu convite. Eu recebo dezenas de convites toda semana e os que possuem alguma mensagem personalizada chamam a minha atenção. Mas cuidado! Não seja agressivo ou tente “vender” nesse primeiro contato. Procure algo em comum para explorar na sua mensagem. Pode ser a cidade, o mercado, um contato em comum. Seja criativo!

“Oi João, tudo bem? Adorei seu post sobre vendas B2B. Também atuo na área e adoraria me conectar com você. Abs!”

Tenha voz

Seu perfil do LinkedIn é uma chance de adicionar alguma personalidade a sua história profissional, então não cometa o erro de copiar o seu currículo.

Os melhores perfis geralmente são escritos em primeira pessoa, mas outros estilos também podem funcionar. Muitas pessoas se sentem mais confortável de elogiar a si mesmas escrevendo sobre seu sucesso na terceira pessoa.

Reserve um minuto para pensar sobre o seu público-alvo e como você se apresentaria no mundo real.

Mantenha seu perfil vivo

Se você já saiu da empresa em que trabalhava não se esqueça de atualizar seu perfil. Nada pior para um recrutador do que fazer uma seleção com base em dados desatualizados e não confiáveis.

Então, se você deseja que seu perfil se destaque, você precisará atualizá-lo com frequência com exemplos de suas conquistas. Os artigos que você escreveu, os projetos que você completou e as apresentações que você criou são todas boas opções.

Você não precisa ter um trabalho tradicional ou um portfólio criativo para que isso funcione. Basta encontrar algo de que você se orgulhe e torná-lo visual, como fotos de um evento ou até um vídeo de uma apresentação em que participou.

Leve seu contato para um próximo passo ao visitar o seu perfil.

A ideia é fazer com que seu público se envolva com você na vida real pois um perfil atraente faz com que a pessoa queira fazer algo. No marketing chamamos isso de CTA.

Pense no seguinte: o que você espera que façam ao visitar seu perfil?
Te envie uma mensagem, clique em um link para um site, faça o download de um e-book… Deixe isso claro no seu perfil colocando uma chamada para ação. Exemplo:

Vamos conversar sobre marketing e vendas?
Me mande uma mensagem no [email protected]

Domine o LinkedIn Job Search

Existem mais de 11 milhões de listas de emprego ativas no LinkedIn. Passe algum tempo percorrendo as vagas em que está interessado e anote as habilidades específicas que eles pedem.

Muitas vezes, os recrutadores procurarão no LinkedIn as palavras-chave da descrição da vaga que estão tentando preencher. Semeie algumas dessas palavras em sua seção de habilidades, resumo e experiência de trabalho e terá mais chances que venham até você.

E lembre de utilizar a seção de competências incluindo ao menos cinco habilidades relevantes para a área de interesse.

Gostou das dicas? Acesse meu Linkedin e veja como apliquei no meu perfil.

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Camila Rissi

Camila Rissi

Sócia especialista em Outbound Sales & Growth hacking

Conselheira, professora de marketing e vendas

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