
Posicionamento de mercado para empresas de Bens de Consumo
Da estratégia corporativa à execução dos planos garantindo o Posicionamento de Mercado
Nesta era de transformações velozes, o aprendizado contínuo e a garantia de execução sustentam a longevidade do negócio. Ajudamos as empresas a crescerem, se reinventarem e a gerar diferencial competitivo.
Toda organização é uma réplica de um organismo vivo e todo organismo vivo precisa estar em constante processo de evolução e aprendizado. Quando a organização acompanha as transformações do mercado, ela alcança o sucesso.
A Actavox compreende que as empresas estão em níveis de maturidade distintos e, por isso, a oportunidade de incremento de performance pode estar em uma proposta de trabalho de ciclo completo ou modular para facilitar o diagnóstico e a implantação das adaptações necessárias.
Para atender a esta realidade, a Actavox desenvolveu a metodologia 6BLOCKS®, uma metodologia exclusiva que oferece 6 módulos de produtos complementares que adequam-se ao momento e à necessidade de cada cliente, de acordo com os seguintes critérios/modalidades:

O ESTÁGIO E PRIORIDADE DE CADA NEGÓCIO

O GRAU DE IMPORTÂNCIA DA OPORTUNIDADE E SEU RESPECTIVO IMPACTO

O TAMANHO DA EMPRESA E DOS SEUS OBJETIVOS DE CRESCIMENTO
Garanta o posicionamento de MARCA e do seu negócio
Construimos estratégias para crescimento de negócios em qualquer estágio do seu desenvolvimento. Posicionamento de mercado de startup à grandes organizações.
A ABORDAGEM DA METODOLOGIA 6BLOCKS®
A metodologia 6BLOCKS® permite que a Actavox atenda a qualquer segmento de indústria, tamanho e momento em diferentes pilares de seu negócio:
Estratégia Corporativa
DESENHO DO PROPÓSITO CORPORATIVO OU DE MARCA
ESTRATÉGIA DE MARKETING E FERRAMENTAS
DIAGNÓSTICO E EXECUÇÃO COMERCIAL
ORGANOGRAMAS E ESTRUTURAS
EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DE MÉTRICAS

ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Desenvolver e construir estratégias vencedoras passa por estabelecer objetivos de marca e financeiros claros, incluindo muitas vezes escolhas para que a empresa possa atingir as expectativas de crescimento e a gestão da reputação da empresa em qualquer estágio do seu desenvolvimento: de startup à grandes organizações.
As principais etapas contemplam:
- Definição do contexto atual da empresa;
- Estabelecimento de objetivos;
- Claro escopo para cada área da empresa;
- Criação de planos de negócio;
- Desenho da estratégia de comunicação corporativa;
- Monitoramento contínuo.

DESENHO DO PROPÓSITO CORPORATIVO OU DE MARCA
O desenho do propósito corporativo da empresa ou marca contempla encontrar o posicionamento para a marca/empresa, que reforce seus valores e seus atributos econômicos e sociais, identificando uma causa que o conecte com valores emergentes e demandas da sociedade atual.
Toda empresa e marca possuem uma identidade, história e intenção estratégica que devem nortear os caminhos.
As principais etapas para o desenho do propósito de marca/empresa são:
- Identificação da causa através de: Pesquisas/Documentos institucionais/ Entrevistas internas e com formadores de opinião/ Mapeamento de Stakeholders;
- Alinhamento da Causa com o target (consumidor/shopper), que passará a orientar a estratégia de relacionamento com o mesmo;
- Comunicação e Engajamento dos principais stakeholders com sugestões de ações de curto, médio e longo prazos.

ESTRATÉGIA DE MARKETING E FERRAMENTAS
A estratégia de marketing traz uma visão holística e integrada para o negócio através do mapeamento todas as áreas:
- Entendimento de mercado;
- Entendimento do negócio e da atuação da empresa;
- Entendimento de ecossistemas;
- Desenvolvimento do entendimento sobre o consumidor e sobre o shopper;
- Diagnóstico de brechas de mercado;
- Desenvolvimento de princípios estratégicos;
- Branding, gestão de marca;
- Definição do posicionamento de marca;
- Entendimento de oportunidades de crescimento e fortalecimento do negócio;
- Arquitetura de portfolio e marca;
- Definição da linha de atuação;
- Segmentos de atuação;
- Desenho e gestão de plano de marketing;
- Calendário de inovação;
- Estratégia de marketing digital;
- Calendário promocional.

DIAGNÓSTICO E EXECUÇÃO COMERCIAL
- Entendimento do varejo, do cenário comercial e de vendas do segmento que atua utilizando as mais amplas metodologias de Trade Marketing;
- Definição da estratégia de canais de distribuição para o Portfólio de Produtos;
- Desenho da estratégia de precificação;
- Estratégia de lucratividade e do portfólio de clientes;
- Estratégia de segmentação e lucratividade de clientes;
- Definição de estratégias nacional e regional para alavancar competitividade;
- Avaliação e recomendação de Estrutura Comercial;
- Entendimento da eficiência da gestão de ponto de venda e recomendação de métricas e técnicas;
- Entendimento da Atuação em Gerenciamento por Categoria e recomendação de atuação;
- Capacitação da equipe de execução de vendas (e merchandising) garantindo um impacto rápido nas estratégias da empresa.

ORGANOGRAMAS E ESTRUTURAS
A recomendação de organogramas é baseada no conhecimento do perfil da empresa e do segmento aonde está inserida utilizando benchmark e tendências de mercado com foco na longevidade do negócio.
A Actavox, além de propor estruturas eficientes apoia a seleção de executivos para a estrutura definida, elabora e aplica um plano de integração para que o processo de adaptação do contratado seja mais efetivo e gere baixa rotatividade.

EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DE MÉTRICAS
Para favorecer que a empresa mantenha seu ritmo de atuação e incorpore os novos processos e recomendações de maneira eficiente, a Actavox tem uma equipe que auxilia na execução de todo o plano e nas atividades a serem adotadas.
A Actavox une-se mais uma vez à empresa colaborando com os gestores no gerenciamento de métricas periodicamente para garantir a eficiência da implantação do programa.
Nossos Valores
A Actavox visa sempre somar e multiplicar junto ao cliente. Sendo assim, o que norteia nossos valores é o entendimento conjunto. Ou seja, buscamos compreender a cultura organizacional do cliente junto a seu time, absorvendo a experiência acumulada a fim de alavancar os resultados do projeto.
Dessa forma, o time da Actavox pode aportar toda sua experiência técnica, visão externa e metodologia proprietária ao longo de todas as fases.





Garanta o posicionamento de mercado do seu negócio
Construimos Estratégias de Marketing e Comercial e auxiliamos sua empresa na Transformação Digital e na Longevidade do Posicionamento de Mercado

A IMPORTÂNCIA DE UMA VISÃO 360°
Um dos aspectos mais importantes da metodologia 6BLOCKS® está na maneira como ela foi desenvolvida, com a expertise de sua equipe, com as amplas técnicas de consultoria e ferramentas ágeis para desenho de soluções customizadas.
O entendimento profundo de todas as etapas do negócio, da elaboração do plano estratégico à execução e suas métricas, agrega uma visão de 360° que favorece a integração das áreas e eficácia de resultados.

A metodologia 6BLOCKS® traduz de maneira técnica o conhecimento sobre toda a cadeia de negócio, dos benefícios e das demandas de novos perfis da economia 4.0.
Através de uma equipe que possui o entendimento do comportamento de consumo, da dinâmica de compra e dos shoppers, além de ter experiência com mais de 200 categorias de produtos auxilia as empresas a desenvolver novos produtos e soluções que naveguem nessa nova economia.
Com background e visão de inovação, em sintonia com a dinâmica do mercado, a metodologia também permite aproximar as indústrias a um ecossistema de inovação, de startups correlatas, de opções complementares de soluções para seus negócios e de um ambiente digital.
O Ciclo de aprendizado contínuo no qual a metodologia 6BLOCKS® está baseada permitirá uma análise robusta, rápida do negócio e contínua.
É a perfeita combinação entre planejamento e execucão através de indicadores claros de negócio.
Ciclo Contínuo de Aprendizado e Execução do Negócio
A Metodologia 6Blocks®
Garanta A posicionamento de mercado do seu negócio
Ajudamos as empresas alcançarem o crescimento, a se reinventarem e a gerar diferencial competitivo em qualquer estágio do seu desenvolvimento. Consistência estratégica e de execução para garantir o melhor posicionamento de mercado